Austeridade

O Governo anunciou ontem uma série de medidas de austeridade, que vão mexer e muito nos bolsos dos portugueses, visando combater a crise económico-financeira em que Portugal mergulhou. É hora de apertarmos o cinto, dizem-nos. Mas não é isso que andamos a fazer há anos a fio? E a crise? Há quanto tempo estamos em crise? Já todos percebemos que vivemos em crise permanente e que não há governantes alguns que resolvam este problema de fundo.

O que vem aí então: aumento do IVA para 23%, cortes nos salários da Função Pública, cortes nas prestações sociais e nas pensões, congelamento de aumentos salariais... Em suma, os portugueses que já estavam mal vão passar a viver pior, com muitas mais dificuldades, com muitas mais pressões, vão verdadeiramente penar! Em abono de quê? Da satisfação dos mercados financeiros internacionais, da especulação, da redução do Monstro a.k.a. défice do Estado, do pagamento de taxas de juro mais baixas.

Os cidadãos vão pagar a sua factura. E os governantes, que lhes vai acontecer por deixarem chegar o país a este estado calamitoso? Vão continuar a viver como reis porque pouco lhes pesará no bolso a adopção destas medidas! Devia acontecer como com o governo da Islândia que por levar o país à bancarrota foi julgado em tribunal, foi responsabilizado! Aqui ainda temos de ver Sócrates do alto da sua importância a anunciar como suas estas medidas, quando toda a gente sabia da inevitabilidade delas! A sua maior culpa é ter consentido que chegássemos onde estamos: na lama.

Esta ofensiva aos trabalhadores só servirá para os deixar mais empobrecidos, fará aumentar o desemprego e como não há uma estratégia ou incentivos ao investimento e às exportações continuará a recessão. É preciso afastar estes políticos incompetentes que ao longo dos anos têm gerido as nossas vidas. São sucessivos os governos que não conseguem reformar a Administração Pública e que são incapazes de controlar as despesas do Estado, qual monstro insaciável.

Os mais desprotegidos da sociedade irão ser brutalmente castigados com este pacote de medidas. O aumento do IVA será terrível mas é a forma mais fácil do Governo ter dinheiro em caixa. Isto é, se não aumentar a evasão fiscal! O que parece muito provável e que deixará o Estado com um ataque de nervos pois as contas podem sair-lhe furadas, não encaixando o esperam.

A greve, a contestação, a união do povo serão algumas das formas de luta para se mostrar a indignação e a repulsa por estes governantes irresponsáveis, que urge afastar da esfera política para sempre! Erradicação, já! É toda uma política errada que vem sendo feita desde há muitos anos até esta parte. Os culpados têm de ser chamados à pedra. Nada mais pode ficar na paz do Senhor, nem a culpa pode morrer solteira! É preciso acabar com a podridão. O povo é que paga sempre a crise. Até quando?

Dado o arrastamento da situação que o país vem atravessando há longos anos, pensar-se-ia que o Hip Hop seria mais activo em arranjar formas de se manifestar contra este preocupante alarme social e safadeza dos governantes. Mas nem por isso. São poucos aqueles que dentro do Hip Hop se movem para não calar a sua revolta. É nesta hora tão importante, tão brutal, tão dolorosa, que todos somos chamados a intervir, a posicionarmo-nos. Não tenho dúvidas da força que o Hip Hop mostraria caso entenda fazê-lo, caso pretenda fazer essa tentativa. Claramente que há um longo filão para se explorar. É que chegou também o momento de sermos austeros, no que quer que façamos, com esses governantes de meia tigela que mentem com quantos dentes têm na boca e que nos obrigam a tamanho sacrifício. Eles deviam era lavar a boca com lixívia ou ácido de cada vez que falam em sentido patriótico para adoptarem medidas destas! Onde está o patriotismo deles ao fazerem tanto mal a este país, em levarem-no à bancarrota e em pedirem sacrifícios aos mesmos de sempre? Vassourada! Não lhes podemos dar paz! Teremos de ser nós o Tribunal que os julga! E sem demora.

Sem comentários:

Enviar um comentário